Triskle

536441_373120939444173_1410438361_n[1]599871_373120759444191_1862989907_n[1]
Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio. Exemplos: · nascimento, vida e morte · corpo, mente e espírito · céu, mar e terra Este importante símbolo, também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas. É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.

O triskele é um antigo símbolo indo-europeu. Também era utilizado por povos germânicos e gregos. Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações – primavera, verão e inverno – pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado. Ou seja, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa. Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa. Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.

A iconografia continental atribui grande ênfase ao simbolismo da tríade, o conceito da triplicidade, e o conteúdo mítico-literal ausente no continente é amplamente fornecido pela infindável variação desse tema na literatura irlandesa e galesa.

O triskle é uma espécie de estrela celta de três pontas. Dizemos que é celta, mas o símbolo aparece de forma semelhante em muitas outras culturas. Porém, por ter-se popularizado como daquela cultura, continuaremos dando-lhe a denominação.

O triskle representa tudo o que for de natureza tríplice, sejam as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), sejam as três estações celtas (primavera, verão e inverno). Também podemos dizer que ele representa corpo, mente e espírito conjugados e em eterno movimento, que é a essência de cada um de nós. Enfim, como podem ver, o triskle tem significados diversos, mas todos em torno da natureza tríplice das coisas.

Os celtas consideravam o três como sendo um número sagrado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s